• Matemática para o aluno com deficiência intelectual

Matemática para o aluno com deficiência intelectual

  • Autor: Maria da Piedade Resende da Costa
  • Editora: EDICON
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$40,00


Na presente obra, a Autora apresenta uma programação de ensino que foi submetida à pesquisa, por muitos anos, e mostrou-se como uma eficiente opção para o ensino da iniciação matemática para o aluno com deficiência intelectual, ou déficit cognitivo. Tem como objetivo familiarizá-lo com quantidades observáveis na vida prática e, por meio de procedimentos adequados, favorecer o seu processo de análise/síntese, tão importante tanto para as aquisições da leitura/escrita como para a contagem dos números.

A matemática ensinada para o aluno com deficiência intelectual pode ser chamada de "a ciência dos números sensíveis", ou seja, os números um, dois, três, quatro... devem ser tidos como "coisas" palpáveis antes que grafias abstratas dos numerais; a ideia do número deve preceder sempre o símbolo, assim como a criança primeiro fala as palavras antes de saber lê-las.

Essas e outras contribuições apresentadas nesta Obra decorrem de constante prática da Autora no ensino com esse tipo de aluno. Prática que foi submetida a constantes avaliações, de modo que o método empregado pode ser considerado aprovado e recomendável para os que necessitam lidar com alunos com deficiência intelectual, principalmente professores, psicopedagogos e psicólogos.

Sumário:

Apresentação

Prefácio

1. Fundamentos Matemáticos e Cognitivos para o Ensino de Matemática para Deficientes Intelectuais

2. Materiais Instrucionais

3. Um procedimento para o Ensino da Matemática para o Deficiente Intelectuail: Programação Individualizada

4. O Programa de Ensino

5. Procedimento para Aplicação do Programa

Referências Bibliográficas

Anexos

A autora

Maria da Piedade Resende da Costa possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. E, após o reconhecimento da profissão, obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do conselho Universitário da UFSCar e do Conselho do curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar. 

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades de pesquisa do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial, desde 1992 até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui publicações em capítulos de livros. Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras.


Detalhes do Produto

Título Matemática para o aluno com deficiência intelectual
Autor Maria da Piedade Resende da Costa
Edição / Ano 1/2011
ISBN 9788529008165
Dimesões 14X21
Número de Páginas 141
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Etiquetas: Maria da Piedade Resende da Costa