• PENCE - Programa de estimulação neuropsicológica da cognição em escolares: ênfase nas funções executivas

PENCE - Programa de estimulação neuropsicológica da cognição em escolares: ênfase nas funções executivas

  • Autor: Caroline de Oliveira Cardoso / Rochele Paz Fonseca
  • Editora: BOOKTOY
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$190,00


As funções executivas (FE) são habilidades que regulam o comportamento, emoções e pensamentos. Seu desenvolvimento tem se mostrado fundamental para diversas facetas da vida humana, incluindo a aprendizagem escolar em crianças. Apesar de sua importância para a aprendizagem e para o desenvolvimento  cognitivo e socioemocional, não são estimuladas de forma sistemática e contínua em sala de aula.

Diante desse contexto, uma intervenção precoce-preventiva destinada a estimular as FE e processos cognitivos relacionados para crianças em idade escolar foi desenvolvida: o Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: ênfase nas Funções Executivas (PENCE)

O PENCE foi planejado para que as estratégias cognitivas e metacognitivas sejam ensinadas e, a partir de atividades cognitivas e lúdicas, elas possam ser consolidadas e utilizadas em outras situações do cotidiano e nas disciplinas escolares. O PENCE faz parte de uma coleção de programas de intervenção em neuropsicologia da aprendizagem – o NEUROPSI APENDE.

Com a coleção NEUROPSI APRENDE e o Programa PENCE, espera-se contribuir para a prática de profissionais da área de educação e/ou da saúde e beneficiar crianças em idade escolar a potencializar e aperfeiçoar ainda mais suas FE e funções cognitivas relacionadas. A neuropsicologia e a educação  andarão de mãos dadas!

Inclui cartas para realizar a atividade 4.6 - Combinando as cartas.


Sumário:

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1
Funções Executivas: O que são? É possível estimular o desenvolvimento dessas habilidades?

Capítulo 2
Processo de construção do Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: Ênfase nas Funções Executivas

Capítulo 3
Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: Ênfase nas Funções Executivas - PENCE

   Módulo 1
   Organização e Planejamento

   Módulo 2
   Controle Inibitório

   Módulo 3
   Memória de Trabalho

   Módulo 4
   Flexibilidade Cognitiva

Capítulo 4.
Programa PENCE: Do contexto escolar ao contexto clínico

Capítulo 5.
Protocolos de observação e de registro do Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: Ênfase nas Funções Executivas - PENCE

Capítulo 6.
PENCE: Reflexões sobre aplicabilidades, limitações e perspectivas futuras  

As organizadoras

Caroline de Oliveira Cardoso - Psicóloga. Mestre em Psicologia - Cognição Humana - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUCRS. Especialista em Neuropsicologia pela PROJECTO. Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Feevale. Supervisora do Estágio Profissionalizante em Avaliação Neuropsicológica do Centro Integrado de Psicologia da universidade Feevale. Membro do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Bolsista CAPES.

Rochele Paz Fonseca - Psicóloga e fonoaudióloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS/Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Canadá. Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio), em Medicina Neurorradiologia (UFRJ) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem ) na Universidade de Montreal. Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da PECRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PECRS, sendo pesquisadora produtividade do CNPq. Editora da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN).


Detalhes do Produto

Título PENCE - Programa de estimulação neuropsicológica da cognição em escolares: ênfase nas funções executivas
Autor Caroline de Oliveira Cardoso / Rochele Paz Fonseca
Edição / Ano 1/2016
ISBN 9788565027649
Dimesões 28X21X1
Número de Páginas 195
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Etiquetas: Caroline de Oliveira Cardoso, Rochele Paz Fonseca