• Cabeça nas nuvens

Cabeça nas nuvens

Orientando pais e professores a lidar com o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

  • Autor: Jane Patrícia Haddad
  • Editora: WAK
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$28,00


O TDA/H vem ganhando lugar na mídia, nos consultórios médicos, psicológicos e psicopedagógicos, na educação e na tendência da moda educacional e contemporânea: para tudo tem um nome, uma resposta, uma certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto destas respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e começar a nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e desatentos?

Este livro não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um “sujeito aluna-filha-mãe-educadora” que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. 

É a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens “diagnosticadas” e nomeadas muitas vezes por pais e professores como “portadores” de TDAH. Crianças e jovens trazem um estado de sofrimento psíquico, que vem passando despercebido por professores e pais diante de tantas nomenclaturas que nos preenchem.

A quem interessa este livro? A professores, pais, psicólogos, estudantes...INCONFORMADOS com uma educação do completo, da resposta de certeza, da "normalidade", que pouco escuta e fala, do "sujeito-aluno" escondido em diagnóstico denominado: MODA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.

Vocês encontrarão aqui pistas para seguirem e não respostas que os ajudarão a paralisar diante de tantos e múltiplos diagnósticos.


Sumário:

Prefácio

O que é o tal Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade, tão falado e debatido ultimamente na Educação?

Como observar sem rotular?

Sinais comuns

Nas atividades escolares

Retomando e resumindo

Medicalização

Revistando

TDAH e suas (possíveis) implicações na sala de aula

Sugestões rápidas para os professores

Recorte de um caso

Inclusão: tecer pontos e desatar nós

Algumas pistas para uma mudança efetiva

Uma des(receita)

Revisitando minha criança “agitada” interior!

Referências


A autora

Jane Patrícia Haddad - Pedagoga (PUC-MG) com especialização em Psicopedagogia (UNI-BH). Docência do Ensino Superior pela Newton Paiva. Formação em Psicanálise (Círculo Psicanalítico de Minas Gerais). Psicanálise Hospitalar (Hospital Mater Dei – MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. Consultora Institucional. Palestrante e conferencista em Congressos de Educação, Nacional e Internacional. Uma das fundadoras do Arbórea Instituto em Belo Horizonte. Atua em Belo Horizonte como psicanalista. Por seu modo peculiar de olhar a educação, tem sido convidada a falar sobre a noção de cuidado que vem orientando sua prática. Colunista na Revista Direcional Escolas. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial” e “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas”, ambos publicados pela Wak Editora. Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade TUIUTI em Curitiba-PR.


Detalhes do Produto

Título Cabeça nas nuvens
Subtítulo Orientando pais e professores a lidar com o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Autor Jane Patrícia Haddad
Edição / Ano 1/2013
ISBN 9788578542245
Dimesões 12X18
Número de Páginas 90
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Etiquetas: Jane Patrícia Haddad