• A compreensão leitora nos anos iniciais

A compreensão leitora nos anos iniciais

Reflexões e propostas de ensino

  • Autor: Zoraia Aguiar Bittencourt / Rodrigo Saballa de Carvalho / Sílvia Juhas / Suzana Schwartz
  • Editora: VOZES
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$31,20


Identificar a ideia principal, articular o conhecimento prévio com a nova informação, perceber informações não explícitas no texto elaborando inferências, são alguns aspectos que contribuem para a compreensão, e existem estratégias para ensinar essas habilidades aos alunos. Muitas dela estão presentes neste livro, que aborda a prática sem abandonar a teoria que fundamenta as ações sugeridas.

Com uma linguagem acessível e clara, o livro aborda o ensino da compreensão leitora nos anos iniciais da educação básica. A intenção é instrumentalizar os professores, tanto teórica quanto metodologicamente, visando ampliar a gama de recurso dos docentes, principalmente daqueles não especialistas em Língua Portuguesa.

À escola cabe o papel de oportunizar aos alunos, de forma intencional e planejada, situações didáticas que conduzam à construção de saberes e competências, e a leitura compreensiva é ferramenta essencial para essa construção.

O livro inicia com uma breve, mas necessária, conceitualização sobre leitura e compreensão leitora. A seguir, oferece exemplos de como a teoria pode ser convertida em prática através de projetos, sequencias didáticas e/ou atividades sequenciadas. O objetivo é mostrar aos leitores diferentes formas de transpor para o cotidiano das salas de aula, de forma reflexiva, a teoria.

Finalmente, o livro destaca a importância de se estabelecer metas a serem alcançadas na construção da competência leitora e sugestões de como avaliar processualmente os encaminhamentos sugeridos.

Professores de diferentes áreas encontrarão nele teoria e prática articuladas e alternativas descritas detalhadamente para a identificação de problemas e para o planejamento de alternativas visando a qualificação da compreensão leitora no contexto escolar.


Sumário:

Apresentação da coleção

1 Compreensão leitora: o quê, para quê e como

1.1 Motivação para ler e compreender

2 O ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos iniciais

2.1 O ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais
2.2 A leitura como interrogação de textos
2.3 A produção de textos como processo de escrita e reescrita
2.4 Os gêneros textuais
2.5 As interlocuções entre a criança contemporânea e os gêneros textuais
2.6 O desafio da escola: constituir leitores e produtores de textos

3 As práticas pedagógicas

3.1 O lugar dos textos na escola
3.2 As modalidades organizativas do trabalho com textos na sala de aula
3.3 Uma proposta didática a partir das modalidades organizativas
   3.3.1 Atividades permanentes
   3.3.2 Sequências didáticas
   3.3.3 Projetos
   3.3.4 Atividades de sistematização
3.4 Para encerrar a conversa

4 Avaliação

4.1 Avaliação da oralidade
4.2 Avaliação da leitura
4.3 Avaliação da produção de texto

Referência

Os autores

Índice

Os autores

Zoraia Aguiar Bittencourt - Graduada em Letras (Fapa), especialista em Alfabetização (Fapa), mestre em Educação (UFRGS) e doutorando em Educação (PUCRS). Coordenadora do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (Geame). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) - Campus Erechim. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.

Rodrigo Saballa de Carvalho - Pedagoga, mestre em Educação (UFRGS), doutor em Educação (UFEGS), pós-doutor em Educação (Ufpel). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH_UFFS) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS - Campus Erechim. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.

Silvia Regina Robles Juhas - Fonoaudióloga (Ufscar), psicopedagoga (Faculdade Campos Sales), especialista em docência em Língua Portuguesa (Instituto Superior de Educação Vera Cruz). Assessora de escolas privadas e públicas em Língua Portuguesa e Didática no Ensino Fundamental. Assessora do Programa de Imersão em Língua Portuguesa no Estado de Utah, Estados unidos.

Suzana Schwartz - Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Madri (UAM, 2014) doutora em Educação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007) com estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Madri (UAM, 2005), mestre em Educação pela PUCRS (2001). Professora-adjunta III da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) - Campus Jaguarão. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (Unipampa) e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (PUCRS). Coordenadora de projetos de pesquisa e de extensão que abordam temas relacionados à formação de professores, alfabetização, cultura escrita, gestão da sala de aula, pesquisa em sala de aula.


Detalhes do Produto

Título A compreensão leitora nos anos iniciais
Subtítulo Reflexões e propostas de ensino
Coleção Coleção Compreensão Leitora
Autor Zoraia Aguiar Bittencourt / Rodrigo Saballa de Carvalho / Sílvia Juhas / Suzana Schwartz
Edição / Ano 1/2015
ISBN 9788532650771
Dimesões 21X14X1
Número de Páginas 175
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.