• Atividades para estimulação cognitiva

Atividades para estimulação cognitiva

Memória e linguagem

  • Autor: Adalberto Henrique / Marta Pires Relvas
  • Editora: WAK
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$142,00


O cérebro necessita de estímulos. As células nervosas quando excitadas produzem moléculas que estimulam seu crescimento e reação.

Mas e quando ocorre a ruptura na capacidade de mudar a rotina?

Uma ruptura capaz de modificar e alterar todas as funções cognitivas?

E quando a família se depara diante de um diagnóstico de Alzheimer e/ou outra patologia que acarreta défice na cognição?

O princípio básico para expor as células nervosas a estímulos novos e assim contribuir para o seu fortalecimento consiste, entre outras coisas, em fugir da rotina cotidiana, pois o cérebro cria hábitos por meio da rotina. Desse modo, sua ação nas atividades que são realizadas sempre aparece como algo no “piloto automático” e, ao se quebrar sistematicamente esses hábitos, estariam impondo desafios geradores de neurotrofinas que é o verdadeiro “adubo cerebral”.

Esta obra se apresenta como um instrumento cognitivo fortalecedor e estimulador na atenção, concentração, linguagem, memória, entre outros, para que a massa cerebral receba novos estímulos capazes de proporcionar uma ginástica cerebral e, assim, promover a melhoria das funções cognitivas.


Sumário:

Apresentação

Capítulo 1
O sistema nervoso e suas dimensões na estimulação cognitiva da aprendizagem humana

Capítulo 2
Atividades cognitivas

Capítulo 3
Atividades motoras

Capítulo 4
Atividades relacionais


Os autores

Adalberto Romualdo Pereira Henrique - Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ). Graduado em Terapia Ocupacional pela FAMINAS – Faculdade de Minas. Possui experiência em reabilitação física/neurológica, estimulação cognitiva e contextos hospitalares. Desenvolve pesquisas nas áreas de Envelhecimento Humano, Tecnologia Assistiva, Educação Especial, Acessibilidade e Práticas Educativas com uso das mídias.
Contato: bettohenrique@yahoo.com.br

Marta Pires Relvas - Bióloga (ICTMT-RJ). Mestrado em Psicanálise (FATE-SP). Especialização em Neuroanatomia, Neurofisiologia, Psicopedagogia e Bioética. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNEC) e da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Conferencista internacional, pesquisadora e escritora, com vários livros e DVDs sobre Neurociência e Educação. Atualmente é professora na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e na AVM Educacional – Universidade Cândido Mendes, onde coordena projeto de pesquisa de Pós-Graduação em Neurociência Pedagógica. Professora convidada do IPUB da UFRJ. Tem Certificação Internacional em Educação na Abordagem de Reggio Emília – Itália.


Detalhes do Produto

Título Atividades para estimulação cognitiva
Subtítulo Memória e linguagem
Autor Adalberto Henrique / Marta Pires Relvas
Edição / Ano 1/2017
ISBN 9788578544041
Dimesões 28X21X1
Número de Páginas 205
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Etiquetas: HENRIQUE, ATIVIDADES, ESTIMULACAO, COGNITIVA